Ainda não fiz o inventário, posso fazer a Holding Familiar?

Não, infelizmente primeiro será necessário você fazer o inventário e depois de transferidos os bens para você, aí sim poderá fazer a Holding.

Mas Marco, vale a pena mesmo assim?

Vale porque se você já passou pelo inventário uma vez, tenho certeza que não vai querer deixar seu filho passar por este transtorno no futuro.

Vou contar uma história para você, uma família, que tinha a mãe e o filho somente, ela tinha 3 imóveis, um apartamento muito bom, uma sala comercial e um loft todos em bairros muito bons e além disso 2 carros, tudo em nome da matriarca.

Infelizmente ela veio a falecer, como eram bens de alto valor, para que o filho conseguisse pagar o inventário ele teve que vender a sala e 1 dos carros. Ou seja, durante anos a matriarca trabalhou para construir este patrimônio e com seu falecimento o filho que não tinha reservas teve que se desfazer de alguns bens somente para cobrir os custos do inventário.

Como você podem perceber…

O filho neste caso praticamente foi rebaixado de classe social, teve que abrir mão de uma sala que gerava receita recorrente e de um dos carros, simplesmente para pagar os custos de um inventário. 

São histórias como esta que contei que me impulsionam a compartilhar com você que existem outras formas de se realizar a sucessão patrimonial, como por exemplo, a criação de Holding Familiar. Que também tem seus custos mas que são infinitamente mais baratos do que passar pelo inventário. 

Confira o canal do youtube, lá você vai encontrar este conteúdo aqui em vídeo e outros mais.

Marco Antonio Estanislau

Marco Antonio Estanislau
Graduado em Direito e Administração de empresas pela Newton Paiva, Pós-graduado em Marketing pela Fundação João Pinheiro e Gestão avançada de RH pela PUC-MG.
Mais de 20 anos de experiência com Gestão de Empresas e relações de consumo digital.
Especialista em Direito Sucessório e Proteção Patrimonial