Participar de uma licitação pode ser uma tarefa desafiadora para uma empresa, especialmente se houver questões de recurso ou apelação envolvidas. Neste momento, a presença de um advogado pode ser fundamental para garantir o sucesso da empresa no processo de licitação.

O papel do advogado neste contexto é fornecer orientação e suporte ao longo do processo, ajudando a empresa a compreender e cumprir as regras e regulamentos de licitação, além de representá-la diante da administração pública e de outros participantes da licitação.

Mas, além disso, o advogado também pode desempenhar um papel crucial na resolução de questões de recurso e apelação. Se a empresa sentir que o resultado da licitação foi injusto ou que as regras foram violadas, o advogado pode ajudá-la a apresentar um recurso ou uma apelação, alegando as razões pelas quais a decisão deve ser revista.

No entanto, é importante destacar que a decisão final quanto ao recurso ou apelação ainda cabe à administração pública responsável pela licitação. Mas, ter um advogado ao lado na defesa dos interesses da empresa é fundamental para garantir que todos os argumentos necessários sejam apresentados de forma clara e eficaz.

Em suma, contratar um advogado para empresas que participam de licitações é uma escolha estratégica para garantir o sucesso na disputa e no caso de questões de recurso ou apelação. Com o auxílio de um profissional qualificado, a empresa pode ter mais chances de obter um resultado positivo e alcançar seus objetivos no processo de licitação.

Daniel Cruz

Daniel Sousa CruzAdvogado. Sócio Fundador do Escritório Sousa Cruz Advogados, em Belo Horizonte. Consultor jurídico em diversas empresas no ramo de licitações e contratos administrativos, com 20 anos de experiência. Ex-pregoeiro, com mais de 300 licitações realizadas. Consultor NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, ABNT – ISO 19600. Pós graduado no Curso de Gestão Jurídica, IBMEC-BH. Experiência em Direito Civil, Direito de Família e Direito Administrativo. Pioneiro em ações de direito autoral virtual, tendo reconhecimento no programa nacional “A Voz do Brasil”, por um trabalho inédito relacionado com direito autoral de websites.